top of page
Foto do escritorNipell Unifesp

Chamada de artigo - Revista Brasileira de Alfabetização


Revista Brasileira de Alfabetização torna pública a chamada de artigos para o Dossiê – Linguagem, Alfabetização, Leitura e Escrita na América Latina: redes e coletivos de formação docente


Organizadores:

Profª Drª Elizabeth Orofino Lucio– UFPA/Red Formad/Travesias del Sur

Profª Drª Jane Adriana V. P. Rios – UNEB/Red Formad/Travesias del Sur

Profª Drª Aline Dorneles – UFRG/Rede de Investigação na Escola (RIE) /Travesias del Sur

Prof. Dr. Daniel Hugo Suárez – UBA/Red de Formación Docente y Narrativas Pedagógicas/ Travesías del Sur

O Dossiê Linguagem, Alfabetização, Leitura e Escrita na América Latina: caminhos de Redes e Travessias tem como objetivo compartilhar pesquisas e práticas de formação de professores(as) em redes e coletivos, que vivenciam diferentes experiências pedagógicas atravessadas pelas linguagens, e pelos processos de alfabetização, leitura e escrita. As discussões epistemopoliticometodológicas que fundamentam esta proposta partem de uma perspectiva decolonial, a qual busca legitimar movimentos vividos na docência que fogem à lógica hegemônica da racionalidade técnica na América Latina, considerando que é preciso visibilizar pesquisas, práticas e narrativas que surgem no confronto e no debate com esses “modelos”.

Os estudos e experiências apresentadas nesse Dossiê visam acolher trabalhos que apontem movimentos de(trans)formação docente construídos entre Escola e Universidade, pautados na perspectiva do pensamento complexo em que os saberes se enredam em movimentos políticos formativos que mobilizam diferentes linguagens nos processos escolares. Nesta abordagem o presente Dossiê considerar a alfabetização, a leitura e a escrita como uma aquisição histórica dos povos latino-americanos na desconstrução dos modelos coloniais que atravessam os currículos e práticas escolares, visando publicizar experiências outras que são construídas e narradas no cotidiano das escolas.

Datas importantes:

28 de março de 2023: envio da proposta com título, resumo, 5 palavras-chave e autores com titulação, vínculo institucional e link do lattes.


O resumo deve ser enviado para os seguintes e-mails: revista.abalf@gmail.com; orofinolucio@ufpa.br

10 de junho de 2023: envio do artigo, pelo sistema da revista, na seção “Dossiê”.


Os artigos deve estar de acordo com as normas vigentes da Revista Brasileira de Alfabetização, disponível em: https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/about/submissions



bottom of page