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Atividades de Extensão

De forma articulada às atividades de pesquisa e de ensino desenvolvidas pelos seus integrantes, o NIPELL realiza ações de extensão universitária na forma de projetos, ações formativas e cursos.

 

A finalidade é promover uma maior articulação entre os saberes produzidos no âmbito da Universidade com as demandas sociais, culturais e educacionais da comunidade em geral.

 

Promover a extensão universitária compreende um dos eixos centrais de atuação das Instituições de Ensino Superior com vistas ao desenvolvimento social e à garantia da igualdade e equidade de direitos.

 

Por essa razão, todas as ações de extensão promovidas pelo NIPELL são cadastradas pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de São Paulo

Projeto de Extensão 

Logo Lingualab

Laboratório de Produção e Implementação de Dispositivos Didáticos para o

Ensino de Língua Portuguesa e de Literatura na Educação Básica

 

O presente projeto de extensão universitária tem por finalidade a implementação do Laboratório de Produção de Dispositivos Didáticos para o Ensino de Língua Portuguesa e de Literatura, denominado LINGUALAB, no âmbito da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos. Volta-se à reflexão e proposição de soluções para o problema persistente do fracasso da escola em ensinar língua portuguesa e proporcionar a todas as crianças o desenvolvimento e domínio de competências leitoras, produtoras de texto e linguísticas. Conforme apontam pesquisas e avaliações em larga escala sobre proficiência em leitura e escrita no Brasil, parcela significativa dos alunos apresentam níveis de proficiência abaixo dos esperados para os anos/ciclo em que estão e “carregam” na escolarização dificuldades em relação ao domínio da modalidade escrita da língua e à participação autônoma em práticas de leitura e de escrita. Em face disso, este projeto de extensão pretende, de um lado, compreender as dinâmicas e fatores internos às escolas da rede municipal de Guarulhos, de modo simultâneo e articulado, incidir positivamente na melhoria das oportunidades educacionais em Língua Portuguesa, por meio do incremento da reflexão, proposição e sistematização de práticas pedagógicas pelos professores alfabetizadores e de Língua Portuguesa. Trata-se de um projeto de extensão que se orienta para ação e adota a abordagem da pesquisa-ação colaborativa, propondo compromissos entre docentes, gestores escolares e pesquisadores em relação à adoção de novos modos de ação. O projeto concentra-se no plano metodológico e na didática de Língua Portuguesa para turmas de 1º ao 6º ano (ciclo de alfabetização e interdisciplinar nessas redes de ensino) e propõe-se a reduzir disparidades quanto ao aprendizado da língua escrita e seus usos sociais.

Situação: em desenvolvimento

 

Para conhecer mais as ações do LINGUALAB, acesse aqui.

Ações de Formação e Cursos

Cartaz Curso de extensão

Curso a ser realizado entre 15/04 a 03/06 de 2023

Situação: inscrições em breve

Descrição: Um dos maiores desafios que se impõe ao ensino e à aprendizagem da língua é a produção textual, tendo em vista as diferentes finalidades que a escrita assume no cotidiano das pessoas inseridas numa sociedade grafocêntrica. Conforme indicam os dados mais recentes do INAF (Indicador de Alfabetismo Funcional), apenas 12% da população brasileira apresenta proficiência em leitura e escrita, sendo 56% das pessoas com idade entre 15 e 64 anos com proficiência rudimentar e elementar. 

Nesse cenário, como apontam diferentes pesquisas, o processo de escolarização compreende um dos principais instrumentos de elevação das capacidades de uso da língua materna (alfabetismo), no entanto, entre aqueles classificados pelo INAF no nível elementar, quase metade chegou ao Ensino Médio e 13% chegou ao Ensino Superior (INAF, 2018). Ou seja, os dados mostram que mesmo nas situações em que as pessoas cursam integralmente a educação básica e ingressam no Ensino Superior, ainda persiste entre elas níveis de proficiência em leitura e escrita aquém do necessário e do esperado. 

Em face disso, o curso de extensão “Princípios básicos da escrita acadêmica” tem como objetivo contribuir para ampliar a formação de sujeitos leitores e produtores de textos, tendo como enfoque específico os gêneros textuais característicos da esfera discursiva acadêmica. O enfoque do curso se dará nesses gêneros textuais, pois, tanto para quem ingressa na Universidade, quanto para quem pretende esse ingresso (seja em nível de graduação ou de pós-graduação), observa-se um hiato entre as práticas de escrita características da última etapa da Educação Básica e as práticas de escrita do universo acadêmico, asseverando-se os problemas da má formação de leitores e produtores de textos. Além disso, os gêneros textuais da esfera acadêmica não se limitam ao uso em contexto universitário, uma vez que se relacionam diretamente às atividades de estudo e pesquisa, presentes em nosso cotidiano para além do Ensino Superior. 

Cartaz Curso de extensão

Curso realizado entre 18/10 e 13/12 de 2021

Situação: concluído

Descrição: Nas últimas décadas, a literatura infantil tem se tornado objeto de interesse cada vez mais recorrente entre públicos diversos, ganhando ampla projeção em pesquisas acadêmico-científicas de diferentes áreas de conhecimento e figurando com frequência como tema em artigos de opinião, resenhas críticas e reportagens divulgadas na mídia impressa e digital de todo o país. De modo geral, verifica-se que esse interesse pela literatura infantil reside na tensão entre compreendê-la como instrumento de educação e formação das futuras gerações dentro e fora da escola e entre problematiza-la enquanto manifestação artística, que dialoga com diferentes recursos estéticos presentes em outras produções literárias. 

Apesar, no entanto, da atenção que a literatura infantil vem ganhando entre professores, pesquisadores, bibliotecários, psicólogos, jornalistas e o público em geral, ainda se observa uma dispersão de enfoques e de entendimentos em relação a esse gênero, que reproduz certos estigmas e visões limitadoras dessa produção literária, fazendo com que permaneçam nesse campo de estudos e debates lacunas importantes para se avançar na compreensão da literatura infantil em suas especificidades. 

Nesse contexto, fazem falta, sobretudo, trabalhos e estudos que invistam na revisitação da literatura infantil do ponto de vista de sua história, de modo a entendê-la como artefato da cultura material e imaterial que exerce um papel mediador na conservação ou transformação do status quo em razão de seus usos como instrumento de formação e socialização.

Não se trata de abordar a literatura infantil apenas como objeto situado estaticamente no tempo, definida em face de uma cronologia e linearidade de acontecimentos, como fazem os panoramas históricos existentes. Mas entende-la como um produto de nossa cultura, situada num tempo que comporta outros tempos sobrepostos. Trata-se de abordar o “passado” da literatura infantil não como um intervalo “morto”, mas um “espaço de experiência” (Koselleck, 2006) gerador de sentidos, que se transpõe para o presente como incorporação de vivências, marcas e vestígios produzidos e acumulados ao longo do tempo. Dessa maneira, pensar sobre a historicidade da literatura infantil é também uma forma de projetar e intervir no seu futuro, como um “horizonte de expectativas” (Koselleck, 2006) que se abre como desejo ou anseio.    

Visto dessa forma, pensar sobre as relações entre literatura infantil e História requer problematizar os diferentes passados que habitam o presente desse gênero literário, buscando compreender de que forma a experiência acumulada impulsiona e configura o seu futuro. Assim, ainda que os problemas do presente que envolvem a produção, circulação e usos da literatura infantil possam parecer mais urgentes e necessários, entende-se que revisitar o seu passado pode contribuir para avanços ainda necessários na compreensão desse objeto. 

Frente ao exposto, o curso irá enfocar a literatura infantil de forma interdisciplinar, como objeto e como fonte nas pesquisas em História da Educação, a partir do entrecruzamento das contribuições da Teoria Literária, dos estudos em Educação e Formação de Leitores e da História Cultural.

Cartaz Curso de Extensão (1).jpeg

Curso realizado entre 05/05 e 04/06 de 2020

Situação: concluído

Descrição: Em decorrência da suspensão das atividades escolares presenciais em todo o país devido à pandemia de coronavírus e a incerteza sobre quando as aulas poderão ser retomadas, pesquisadores, professores e gestores têm discutido alternativas para conseguir garantir o direito à educação de todos. Nesse contexto, as redes públicas de ensino, estaduais e municipais, iniciaram no último mês (abril) o debate e a sistematização de ações em favor, especialmente: da oferta de oportunidades educacionais durante a suspensão das aulas presenciais; do acesso à alimentação fornecida pelas escolas; da formulação de alternativas para que os estudantes realizem parte das atividades que complementem ou deem continuidade às aprendizagens escolares no contexto do lar; e da articulação  do papel dos familiares na educação das crianças e adolescentes.

Em vista disso, essas redes têm adotado o uso de diferentes recursos para implantação do ensino remoto, como aulas EAD, programas em canal de TV, Rádio, Computadores e Celulares, a fim de se atingir todos os estudantes matriculados na Educação Básica. No entanto, essas saídas tecnológicas expõem enormes obstáculos para a escolarização de grande parte da população, uma vez que se tratam de recursos nem sempre acessíveis a ela. Com isso se evidencia e se agrava as desigualdades sociais já históricas no país, pois essas medidas impedem que grande número de crianças, em condição de vulnerabilidade social e econômica, possa usufruir igualmente de condições de ensino e aprendizagem se comparadas às crianças de camadas mais privilegiadas, que contam com infraestrutura e equipamentos que franqueiam sua participação nessas alternativas de ensino remoto. 

É em meio a esse contexto que o curso se origina, como forma de compreender e problematizar essa realidade, em especial, pela consciência de que se trata de situação inédita no que tange ao processo de alfabetização e de escolarização de crianças. 

Professores e gestores têm sido pressionados a buscarem alternativas em um cenário bastante adverso de infraestrutura e acesso às Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação, tomadas como a grande saída para se manter em curso o ano letivo e não ampliar ainda mais as desigualdades educacionais que se observam na atualidade. Mas como isso vem ocorrendo na prática? Pretende-se com esse curso refletir sobre os desafios, limites e perspectivas da alfabetização em contexto de isolamento social a partir de estudos e da escuta e debate com pesquisadores e professores da Educação Básica que estão na linha de frente da implantação do ensino remoto em diferentes realidades. 

Cartaz Curso de extensão

Curso realizado entre 17/04 e 28/10 de 2019

Situação: concluído

Descrição: curso tem como objetivo promover reflexões sobre a alfabetização anos iniciais do ensino fundamental, com enfoque na compreensão sobre como se dá a aquisição da língua escrita por parte das crianças. Destina-se a professores da Educação Básica vinculados à Escola da Prefeitura de Guarulhos “Bárbara Tenório de Lima”.

O curso organiza-se em dois módulos: o primeiro enfoca a compreensão do sistema de escrita alfabéticas, a partir de reflexões de natureza epilinguística e metalinguística; o segundo enfoca o ensino da leitura, em especial o planejamento de atividades que contribuem para a formação de leitores eficientes e competentes.

Cartaz Curso de extensão

Curso realizado em 17/05/2018

Situação: concluído

Descrição: O curso "Preservação da Memória Documental da Educação Paulista: Higienização do Acervo do CPP" visa a apresentar noções básicas dos procedimentos envolvidos na atividade de higienização de materiais bibliográficos, etapa fundamental nas ações voltadas à conservação preventiva de acervos, de acordo com Norma Cassares. Tal medida será implementada na coleção doada pelo Centro de Professorado Paulista (CPP) à UNIFESP e a execução do trabalho será desenvolvida pela equipe da biblioteca da EFLCH-UNIFESP-Guarulhos, contando com a participação dos alunos de graduação e pós-graduação dessa Universidade.

O acervo do CPP - Centro do Professorado Paulista conta com aproximados 18.000 volumes, representativos da história e da memória da Educação Paulista. Esse material tem subsidiado importantes pesquisas no campo educacional brasileiro, portanto, preservá-lo é tarefa fundamental. 

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