top of page
IMG_7538 (1).jpg

Linhas de Pesquisa

Alfabetização, Leitura e Escrita

Linha centrada em pesquisas voltadas à: compreensão e análise do ensino e da aprendizagem inicial da leitura e da escrita; compreensão de aspectos da História da alfabetização no Brasil e da constituição desse campo de pesquisa; análise da produção de materiais didáticos destinados ao ensino inicial de leitura e escrita; e reflexão sobre a circulação de modelos, saberes e práticas relacionados à alfabetização e ao letramento.

 

Eixos principais de pesquisa: História da Alfabetização; Alfabetização; Leitura e Escrita; Materiais didáticos de alfabetização; Letramento escolar; Políticas de letramento. 

Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa

Linha centrada em pesquisas voltadas à: compreensão dos processos linguísticos, pedagógicos e cognitivos envolvidos com o ensino e a aprendizagem da língua portuguesa; problematização das relações entre esse ensino e os processos de implantação de políticas em função de modelos específicos de sociedade e de ideal de Nação; investigação, do ponto de vista histórico e das práticas do presente, das relações entre teorias linguísticas e as prescrições para o ensino e aprendizagem do português.

 

Eixos principais de pesquisas: História do ensino da língua portuguesa; Teorias linguísticas e ensino de português; Leitura e produção de textos; Livros didáticos para o ensino da língua portuguesa; Políticas públicas e prescrições para o ensino de língua portuguesa.

Literatura, Escolarização e Formação de Leitores

Linha centrada em pesquisas voltadas à: compreensão das relações escolares entre literatura e ensino (letramento literário/ educação literária); compreensão de processos não escolares de formação de leitores e promoção da leitura literária; problematização da produção de materiais didáticos destinados ao ensino de literatura; análise de políticas públicas de incentivo à leitura, formação de leitores e de acesso ao texto literário; investigação de processos históricos de implantação da literatura como objeto de conhecimento escolar e como disciplina/matéria de ensino

Eixos principais de pesquisa: História do ensino de literatura; Formação de leitores; Políticas de leitura; Promoção da literatura.

Literatura infantil e juvenil

Linha centrada em pesquisas voltadas à: investigação de aspectos relacionados à produção e à recepção de obras literárias destinas à infância e juventude; reflexão e  formulação de teorias específicas para a literatura infantil e juvenil; produção de uma crítica específica das obras literárias infantis e juvenis; problematização de aspectos da história da literatura infantil brasileira e as características dessa produção, no presente; e à compreensão das relações entre literatura infantil e juvenil, ensino, escolarização e formação de leitores.

 

Eixos principais de pesquisa: História da literatura infantil; História da literatura juvenil; Teoria e crítica literária; Processos de aculturação e disseminação de valores via produção literária; História do ensino da literatura infantil e juvenil; Práticas de ensino de literatura/ letramento literário e educação literária.

Livros Escolares, Métodos, Práticas de Ensino e Escolarização

Linha centrada em pesquisas voltadas à: análise da história do livro e das edições didáticas; problematização sobre a história dos métodos de ensino; análise das práticas de escolarização e de letramento escolar; compreensão dos diferentes aspectos envolvidos na constituição e nos modos de circulação e utilização dos livros didáticos como tipo de material específico; análise dos processos históricos de escolarização.

 

Eixos principais de pesquisa: História dos livros didáticos; Métodos e metodologias de ensino; Cadernos escolares; Práticas de escolarização; Instituições escolares.

bottom of page