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Projetos de Pesquisa

Sob a coordenação dos líderes do NIPELL, o grupo conta com projetos integrados de pesquisa que abrangem investigações de pós-doutorado, doutorado, mestrado e iniciação científica, todas vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Educação - Linha 4 “História da Educação: sujeitos, objetos e práticas” e Linha 5 “Linguagens e Saberes em contextos formativos” e ao Departamento de Educação da EFLCH-Unifesp

 

Conheça os projetos integrados de pesquisa em desenvolvimento no âmbito do NIPELL!

Por uma história revisita da Literatura infantil brasileira (séculos XIX e XX)

 

O projeto tem como objetivo central revisitar aspectos da história da literatura infantil brasileira, entre o final do século XIX e a década de 70 do século XX, de modo a compreender as características marcantes de seu desenvolvimento não apenas como fenômeno artístico-literário, mas também como fenômeno cultural e educacional intimamente ligado aos processos de aculturação em massa. Tem como base os pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa em História, mediante uso dos procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção, ordenação e análise de fontes documentais relacionadas à produção literária para crianças em circulação no Brasil no período enfocado. Pretende-se realizar levantamento desses livros, cotejar aspectos relativos à sua constituição, analisar as obras literárias mais representativas dessa história revisitada e disponibilizar instrumento de pesquisa para pesquisas correlatas.

Coordenação: Fernando Rodrigues de Oliveira

Financiamento: FAPESP

Métodos, materiais e práticas de ensino: estudos em História das culturas escolares

Decorrente das atividades do NIPELL (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Ensino de Língua e Literatura) e de dois projetos de pesquisa desenvolvidos entre 2018 e 2022 ("O ensino de língua e de literatura em perspectiva histórica (séculos XX e XXI): prescrições práticas, materiais didáticos, projetos político-educacionais e saberes em circulação" e "Literatura infantil e juvenil brasileira: temas, formas, finalidades e valor histórico, cultural e estético da produção literária nos séculos XIX e XX") este Projeto Integrado de Pesquisa se destina à investigação de abordagem histórica sobre os métodos, os materiais didáticos e as práticas de ensino, com especial atenção para o ensino de língua e de literatura, na escolarização formação de crianças e jovens entre os séculos XIX e XX. Objetiva-se contribuir para os estudos em história das culturas escolares a partir de quatro eixos temáticos: prescrições curriculares e metodológicas;  produção, circulação e utilização de materiais didáticos; propostas e projetos político-educacionais; e circulação de saberes teóricos e pedagógicos para a educação elementar/básica. Do ponto de vista teórico-metodológico, este Projeto Integrado de Pesquisa se pauta nas contribuições da Nova História Cultural, a partir de procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção, ordenação e análise da configuração textual de fontes documentais. Dada a amplitude deste Projeto Integrado de Pesquisa, prevê-se o seu desenvolvimento em etapas quadrienais, mediante a integração de pesquisas em nível de Iniciação Científica, de Mestrado, de Doutorado e de Pós-Doutorado vinculadas ao NIPELL. Espera-se, portanto, contribuir de maneira integradora e sistemática com o conhecimento já acumulado sobre a história da cultura escolar no Brasil, favorecendo também a formação de novos pesquisadores no campo da História da Educação e o desenvolvimento de pesquisas com temas correlatos

Coordenação: Fernando Rodrigues de Oliveira

Políticas e Programas de Alfabetização, de Letramento e de Educação literária nos anos iniciais do Ensino Fundamental: processos de escolarização e formação docente em contextos periféricos

O projeto investiga a formulação e implementação de políticas e programas de alfabetização, letramento e educação literária que incidem na escolarização nos anos iniciais. De um lado, debruça-se sobre a formulação e processos de implementação dessas políticas e programas públicos, buscando compreender em que bases se fundamentam e qual problemática propõem-se a solucionar, quais princípios orientam as estratégias e ações adotadas. Analisam-se ainda arranjos institucionais, explicitando os agentes diretamente implicados e suas formas de interação. De outro, busca compreender de que modo essas estratégias e ações materializam-se em práticas de letramento e os significados que os agentes e participantes previstos atribuem a essas políticas e programas. Para tanto, abrange um quadro teórico-metodológico que advém do campo de Políticas Públicas, da Educação, especialmente dos estudos sobre a equidade e justiça social nos processos de escolarização, e Estudos do Letramento, numa perspectiva sócio-histórica e cultural. Pretende-se contribuir na composição de uma cartografia de políticas e programas voltados à alfabetização, ao letramento e à educação literária em contextos periféricos, de modo a tecer compreensões sobre seus potenciais efeitos e as singularidades dessas ações nesses contextos.

Coordenação: Cláudia Lemos Vóvio

Letramentos e pedagogias decoloniais no processo de remição penal pela leitura: vozes de pessoas encarceradas, de mediadores de leitura e daquelas representadas na literatura

 

Esta investigação encontra-se integrada ao Projeto de Extensão universitária Remição penal pela leitura: dos direitos Educativos ao acesso à justiça (Unifesp). Pretende investigar as práticas de letramento que visam remir penas por meio do acesso a textos literários e produção de resenhas de pessoas encarceradas e em processo de alfabetização, bem como aquelas decorrentes do processo de mediação de leitura e de produção de resenhas, desenvolvidas por docentes e graduandos-extensionistas. Interessa-nos, em especial, os significados atribuídos a essas práticas pelo conjunto dos participantes, bem como os modos de interação e discursos dos mediadores e participantes dessas rodas. Ao abranger a análise de processos educativos que se dão no interior do sistema prisional junto a pessoas encarceradas, inevitavelmente deparamo-nos, por um lado, com processos de subalternização, marginalização, estigmatização e silenciamento desses sujeitos, e, de outro, com processos nos quais pessoas privadas da possibilidade de ter voz, usufruem de oportunidades de refletir, comentar e escrever sobre obras literárias, extrapolando as grades da prisão, se fazendo presentes nas esferas acadêmico-científica e jurídicas, por meio de seus textos. Estes últimos são considerados como lóci enunciativos, onde se formulam conhecimentos a partir de experiências, cosmovisões e perspectivas de sujeitos subalternizados em interação como nos propõe Bernardino-Costa e Grosfoguel (2016). Pretendemos, especificamente, estabelecer um quadro descritivo-analítico das práticas de letramento que se instanciam nas ações desse Projeto de extensão (sejam aquelas advindas do conjunto dos mediadores, sejam aquelas advindas do conjunto dos participantes das rodas, sejam aquelas relacionadas aos agentes que atuam diretamente na condução desses processos no âmbito jurídico), documentar questões recorrentes, estratégias e desafios e/ou oportunidades advindos da participação nessas práticas e tecer compreensões sobre os significados que mediadores e encarcerados atribuem as essas práticas, para além do estabelecido nas normatizações jurídicas, e refletir sobre a possibilidade de desencarcerar vozes, por meio, de pedagogias decoloniais que tenham em seu horizonte o compromisso ético e político com o questionamento das diferenças e desigualdades sociais e com o empoderamento daqueles que foram historicamente e sistematicamente postos na condição de subalternos.

Coordenação: Cláudia Lemos Vóvio

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