top of page
IMG_7504.jpg

Trabalhos Acadêmicos

Teses e Dissertações 

Nelly Novaes Coelho (1922-2017): uma intelectual no campo da literatura infantil e juvenil.

Autora: Laís Silva Cassimiro dos Santos

Orientação: Prof. Dr. Fernando Rodrigues de Oliveira

Ano: 2022

Tipo: Dissertação de mestrado

Acesso: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65749

Academia Estudantil de Letras (AEL): reflexões sobre eventos e práticas de letramento no processo de formação do leitor literário.

Autora: Izabel Cristina Macedo Amaral

Orientação: Profª. Drª. Cláudia Lemos Vóvio

Ano: 2022

Tipo: Dissertação de Mestrado

Acesso: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66528

 

Significações das práticas de leitura de livros infantis no ciclo de alfabetização em duas escolas de contextos distintos

Autora: Talita Romano Santos

Orientação: Profª. Drª. Cláudia Lemos Vóvio

Ano: 2022

Tipo: Dissertação de Mestrado

Acesso: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66527

 

A leitura dirigida por fichas no ensino de primeiro grau no município de São Paulo: o Programa Escola- Biblioteca (1972-1983)

Autora: Vanessa do Nascimento Vicentini

Orientação: Prof. Dr. Fernando Rodrigues de Oliveira

Ano: 2021

Tipo: Dissertação de mestrado

Acesso: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/63564

 

Formação na ação: um estudo sobre as práticas coletivas dos sujeitos do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST)

Autor: Paulo Henrique Alves dos Santos

Orientação: Profª. Drª. Cláudia Lemos Vóvio

Ano: 2021

Tipo: Dissertação de Mestrado

Acesso: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/62956

 

O texto literário nos livros didáticos do terceiro ao quinto ano do ensino fundamental: o estudo da coleção Buriti Mais

Autor: Glauber Machado

Orientação: Profª. Drª. Cláudia Lemos Vóvio

Ano: 2021

Tipo: Dissertação de Mestrado

Acesso: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/62028

 

Identidades do Educador social: autopercepções sobre o seu papel, suas atribuições e práticas cotidianas

Autora: Marília Mendes Lopes

Orientação: Profª. Drª. Cláudia Lemos Vóvio

Ano: 2021

Tipo: Dissertação de Mestrado

Acesso: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/62954

 

“Aos meninos do Brasil”: a estética literária para crianças em Histórias da velha Totônia, de José Lins do Rego (1936)

Autora: Amanda Topic Ebizero

Orientação: Prof. Dr. Fernando Rodrigues de Oliveira

Ano: 2020

Tipo: Dissertação de mestrado

Acesso: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/64838

 

O construtivismo em alfabetização na rede municipal de ensino de São Paulo (1985-1996)

Autor: Diego Benjamim Neves

Orientação: Prof. Dr. Fernando Rodrigues de Oliveira

Ano: 2020

Tipo: Dissertação de mestrado

Acesso: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/64851

Cenas do processo de avaliação na alfabetização e disposições sociais

Autora: Taila Carvalho-Ebizero

Orientação: Profª. Drª. Cláudia Lemos Vóvio

Ano: 2019

Tipo: Dissertação de Mestrado

Acesso: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59844

 

Práticas de letramento em contextos não formais: possibilidades na (re)construção de identidades e criação de novas narrativas sobre si

Autora: Maytê Aché Saad

Orientação: Profª. Drª. Cláudia Lemos Vóvio

Ano: 2019

Tipo: Dissertação de Mestrado

Acesso: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59872

Trabalhos de Conclusão de Curso

A literatura para crianças sob a ótica de Hernani Donato: um estudo de Novas aventuras de Pedro Malasartes (1949)

Autora: Elisangela Moraes Ferreira

Orientação: Prof. Dr. Fernando Rodrigues de Oliveira

Ano: 2021

Acesso: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60786

Ofélia e Narbal Fontes na história da literatura infantil brasileira: um estudo sobre O gigante de botas (1941)

Autora: Mariana de Cássia Medrano

Orientação: Prof. Dr. Fernando Rodrigues de Oliveira

Ano: 2021

Acesso: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61511

 

Um estudo sobre O caso da borboleta Atíria (1951), de Lucia Machado de Almeida

Autora: Carol Priscila Pereira de Jesus

Orientação: Prof. Dr. Fernando Rodrigues de Oliveira

Ano: 2021

Acesso: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61613

 


O conto “João e Maria” pelo viés do Programa Conta pra mim: um estudo comparativo

Autora: Nathália de Souza Barbosa

Orientação: Prof. Dr. Fernando Rodrigues de Oliveira

Ano: 2021

Acesso: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60372

 

 

Práticas de ensino da literatura no 1º ano do ensino fundamental: um estudo do material didático do Sistema ETAPA

Autora: Débora Honorato da Silva

Orientação: Prof. Dr. Fernando Rodrigues de Oliveira

Ano: 2021

Acesso: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60697

 

Vida e produção literária de Virgínia da Silva Lefèvre (1907-1987): um estudo introdutório

Autora: Amanda Topic Ebizero

Orientação: Prof. Dr. Fernando Rodrigues de Oliveira

Ano: 2021

Acesso: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60435

 

 

Alfabetização em turmas de 1º ano: levantamento de atividades a partir de cadernos escolares

Alícia Costa Santos

Orientação: Prof. Dr. Fernando Rodrigues de Oliveira

Ano: 2019

Acesso: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51851

 

Livros de leitura suplementar na história da alfabetização paulista

Mayara Ribeiro Ferreira

Orientação: Prof. Dr. Fernando Rodrigues de Oliveira

Ano: 2019

Acesso: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51526

 

 

Ensino de leitura e escrita em turmas de 5º ano do ensino fundamental: análise de cadernos escolares

Thaís Silva Matheus

Orientação: Prof. Dr. Fernando Rodrigues de Oliveira

Ano: 2019

Acesso: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51527

 

 

A criança pequena criadora: uma oficina de poesia

Luhê Gutierrez Silva

Orientação: Prof. Dr. Fernando Rodrigues de Oliveira

Ano: 2019

Acesso: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51847

bottom of page