Trabalhos Acadêmicos
Teses e Dissertações
Nelly Novaes Coelho (1922-2017): uma intelectual no campo da literatura infantil e juvenil.
Autora: Laís Silva Cassimiro dos Santos
Orientação: Prof. Dr. Fernando Rodrigues de Oliveira
Ano: 2022
Tipo: Dissertação de mestrado
Acesso: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65749
Academia Estudantil de Letras (AEL): reflexões sobre eventos e práticas de letramento no processo de formação do leitor literário.
Autora: Izabel Cristina Macedo Amaral
Orientação: Profª. Drª. Cláudia Lemos Vóvio
Ano: 2022
Tipo: Dissertação de Mestrado
Acesso: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66528
Significações das práticas de leitura de livros infantis no ciclo de alfabetização em duas escolas de contextos distintos
Autora: Talita Romano Santos
Orientação: Profª. Drª. Cláudia Lemos Vóvio
Ano: 2022
Tipo: Dissertação de Mestrado
Acesso: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66527
A leitura dirigida por fichas no ensino de primeiro grau no município de São Paulo: o Programa Escola- Biblioteca (1972-1983)
Autora: Vanessa do Nascimento Vicentini
Orientação: Prof. Dr. Fernando Rodrigues de Oliveira
Ano: 2021
Tipo: Dissertação de mestrado
Acesso: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/63564
Formação na ação: um estudo sobre as práticas coletivas dos sujeitos do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST)
Autor: Paulo Henrique Alves dos Santos
Orientação: Profª. Drª. Cláudia Lemos Vóvio
Ano: 2021
Tipo: Dissertação de Mestrado
Acesso: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/62956
O texto literário nos livros didáticos do terceiro ao quinto ano do ensino fundamental: o estudo da coleção Buriti Mais
Autor: Glauber Machado
Orientação: Profª. Drª. Cláudia Lemos Vóvio
Ano: 2021
Tipo: Dissertação de Mestrado
Acesso: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/62028
Identidades do Educador social: autopercepções sobre o seu papel, suas atribuições e práticas cotidianas
Autora: Marília Mendes Lopes
Orientação: Profª. Drª. Cláudia Lemos Vóvio
Ano: 2021
Tipo: Dissertação de Mestrado
Acesso: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/62954
“Aos meninos do Brasil”: a estética literária para crianças em Histórias da velha Totônia, de José Lins do Rego (1936)
Autora: Amanda Topic Ebizero
Orientação: Prof. Dr. Fernando Rodrigues de Oliveira
Ano: 2020
Tipo: Dissertação de mestrado
Acesso: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/64838
O construtivismo em alfabetização na rede municipal de ensino de São Paulo (1985-1996)
Autor: Diego Benjamim Neves
Orientação: Prof. Dr. Fernando Rodrigues de Oliveira
Ano: 2020
Tipo: Dissertação de mestrado
Acesso: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/64851
Cenas do processo de avaliação na alfabetização e disposições sociais
Autora: Taila Carvalho-Ebizero
Orientação: Profª. Drª. Cláudia Lemos Vóvio
Ano: 2019
Tipo: Dissertação de Mestrado
Acesso: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59844
Práticas de letramento em contextos não formais: possibilidades na (re)construção de identidades e criação de novas narrativas sobre si
Autora: Maytê Aché Saad
Orientação: Profª. Drª. Cláudia Lemos Vóvio
Ano: 2019
Tipo: Dissertação de Mestrado
Trabalhos de Conclusão de Curso
A literatura para crianças sob a ótica de Hernani Donato: um estudo de Novas aventuras de Pedro Malasartes (1949)
Autora: Elisangela Moraes Ferreira
Orientação: Prof. Dr. Fernando Rodrigues de Oliveira
Ano: 2021
Acesso: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60786
Ofélia e Narbal Fontes na história da literatura infantil brasileira: um estudo sobre O gigante de botas (1941)
Autora: Mariana de Cássia Medrano
Orientação: Prof. Dr. Fernando Rodrigues de Oliveira
Ano: 2021
Acesso: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61511
Um estudo sobre O caso da borboleta Atíria (1951), de Lucia Machado de Almeida
Autora: Carol Priscila Pereira de Jesus
Orientação: Prof. Dr. Fernando Rodrigues de Oliveira
Ano: 2021
Acesso: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61613
O conto “João e Maria” pelo viés do Programa Conta pra mim: um estudo comparativo
Autora: Nathália de Souza Barbosa
Orientação: Prof. Dr. Fernando Rodrigues de Oliveira
Ano: 2021
Acesso: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60372
Práticas de ensino da literatura no 1º ano do ensino fundamental: um estudo do material didático do Sistema ETAPA
Autora: Débora Honorato da Silva
Orientação: Prof. Dr. Fernando Rodrigues de Oliveira
Ano: 2021
Acesso: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60697
Vida e produção literária de Virgínia da Silva Lefèvre (1907-1987): um estudo introdutório
Autora: Amanda Topic Ebizero
Orientação: Prof. Dr. Fernando Rodrigues de Oliveira
Ano: 2021
Acesso: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60435
Alfabetização em turmas de 1º ano: levantamento de atividades a partir de cadernos escolares
Alícia Costa Santos
Orientação: Prof. Dr. Fernando Rodrigues de Oliveira
Ano: 2019
Acesso: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51851
Livros de leitura suplementar na história da alfabetização paulista
Mayara Ribeiro Ferreira
Orientação: Prof. Dr. Fernando Rodrigues de Oliveira
Ano: 2019
Acesso: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51526
Ensino de leitura e escrita em turmas de 5º ano do ensino fundamental: análise de cadernos escolares
Thaís Silva Matheus
Orientação: Prof. Dr. Fernando Rodrigues de Oliveira
Ano: 2019
Acesso: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51527
A criança pequena criadora: uma oficina de poesia
Luhê Gutierrez Silva
Orientação: Prof. Dr. Fernando Rodrigues de Oliveira
Ano: 2019