top of page
IMG_7504.jpg

Trabalhos Acadêmicos

Teses e Dissertações 

Cultura escolar: legislação, materialidades e práticas nas escolas paulistas oitocentistas (1822-1889)

Autora: Eduardo Bezerra de Souza

Orientação: Prof. Dr. Fernando Rodrigues de Oliveira

Ano: 2023

Tipo: Tese de doutorado

Acesso: https://repositorio.unifesp.br/items/21281223-59b6-4c38-a1b7-e047b51a8d9d

Mulheres escritoras: um panorama da autoria feminina na literatura infantil brasileira (1881-1970)

Autora: Larissa Santos Cordeiro da Silva 

Orientação: Prof. Dr. Fernando Rodrigues de Oliveira

Ano: 2023

Tipo: Dissertação de mestrado

Acesso: https://repositorio.unifesp.br/items/7307e643-5922-41b0-a6ef-a8fc2593a5d6

Geni Guimarães: voz negra na literatura infantil e juvenil (1989-2019)

Autora: Amanda Puppim

Orientação: Prof. Dr. Fernando Rodrigues de Oliveira

Ano: 2023

Tipo: Dissertação de mestrado

Acesso: https://repositorio.unifesp.br/items/7c56178f-5a08-4a19-886e-b3059eb24ac8

A Biblioteca Infantil “Caetano de Campos”: organização, funcionamento e ações pedagógicas (1925-1978)

Autora: Leandro da Silva 

Orientação: Prof. Dr. Fernando Rodrigues de Oliveira

Ano: 2023

Tipo: Dissertação de mestrado

Acesso: https://repositorio.unifesp.br/items/81d12809-7791-451e-aee0-edc476f560cf

A arte de manifestar os afetos da alma: os livros didáticos de solfejo na formação do professor de música

Autora: Elias Moraes dos Santos Junior 

Orientação: Prof. Dr. Fernando Rodrigues de Oliveira

Ano: 2023

Tipo: Dissertação de mestrado

Acesso: https://repositorio.unifesp.br/items/8a78c672-cf8e-431e-933e-99c80e50e898

Nelly Novaes Coelho (1922-2017): uma intelectual no campo da literatura infantil e juvenil.

Autora: Laís Silva Cassimiro dos Santos

Orientação: Prof. Dr. Fernando Rodrigues de Oliveira

Ano: 2022

Tipo: Dissertação de mestrado

Acesso: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65749

Academia Estudantil de Letras (AEL): reflexões sobre eventos e práticas de letramento no processo de formação do leitor literário.

Autora: Izabel Cristina Macedo Amaral

Orientação: Profª. Drª. Cláudia Lemos Vóvio

Ano: 2022

Tipo: Dissertação de Mestrado

Acesso: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66528

 

Significações das práticas de leitura de livros infantis no ciclo de alfabetização em duas escolas de contextos distintos

Autora: Talita Romano Santos

Orientação: Profª. Drª. Cláudia Lemos Vóvio

Ano: 2022

Tipo: Dissertação de Mestrado

Acesso: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66527

 

A leitura dirigida por fichas no ensino de primeiro grau no município de São Paulo: o Programa Escola- Biblioteca (1972-1983)

Autora: Vanessa do Nascimento Vicentini

Orientação: Prof. Dr. Fernando Rodrigues de Oliveira

Ano: 2021

Tipo: Dissertação de mestrado

Acesso: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/63564

 

Formação na ação: um estudo sobre as práticas coletivas dos sujeitos do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST)

Autor: Paulo Henrique Alves dos Santos

Orientação: Profª. Drª. Cláudia Lemos Vóvio

Ano: 2021

Tipo: Dissertação de Mestrado

Acesso: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/62956

 

O texto literário nos livros didáticos do terceiro ao quinto ano do ensino fundamental: o estudo da coleção Buriti Mais

Autor: Glauber Machado

Orientação: Profª. Drª. Cláudia Lemos Vóvio

Ano: 2021

Tipo: Dissertação de Mestrado

Acesso: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/62028

 

Identidades do Educador social: autopercepções sobre o seu papel, suas atribuições e práticas cotidianas

Autora: Marília Mendes Lopes

Orientação: Profª. Drª. Cláudia Lemos Vóvio

Ano: 2021

Tipo: Dissertação de Mestrado

Acesso: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/62954

 

“Aos meninos do Brasil”: a estética literária para crianças em Histórias da velha Totônia, de José Lins do Rego (1936)

Autora: Amanda Topic Ebizero

Orientação: Prof. Dr. Fernando Rodrigues de Oliveira

Ano: 2020

Tipo: Dissertação de mestrado

Acesso: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/64838

 

O construtivismo em alfabetização na rede municipal de ensino de São Paulo (1985-1996)

Autor: Diego Benjamim Neves

Orientação: Prof. Dr. Fernando Rodrigues de Oliveira

Ano: 2020

Tipo: Dissertação de mestrado

Acesso: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/64851

Cenas do processo de avaliação na alfabetização e disposições sociais

Autora: Taila Carvalho-Ebizero

Orientação: Profª. Drª. Cláudia Lemos Vóvio

Ano: 2019

Tipo: Dissertação de Mestrado

Acesso: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59844

 

Práticas de letramento em contextos não formais: possibilidades na (re)construção de identidades e criação de novas narrativas sobre si

Autora: Maytê Aché Saad

Orientação: Profª. Drª. Cláudia Lemos Vóvio

Ano: 2019

Tipo: Dissertação de Mestrado

Acesso: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59872

Trabalhos de Conclusão de Curso

A coleção de livros de Ko Moon-Young, do k-drama ‘Tudo bem não ser normal’: por uma educação libertadora e afetiva

Autora: Gladys Uju Balbino Agbanusi

Orientação: Prof. Dr. Fernando Rodrigues de Oliveira

Ano: 2023

Acesso: https://repositorio.unifesp.br/items/57f6e897-8d04-440a-b997-2b841017aab4

Deslocamentos, migração e refúgio: reflexões a partir da literatura infantil

Autora: Diogo dos Santos Silva

Orientação: Prof. Dr. Fernando Rodrigues de Oliveira

Ano: 2023

Acesso: https://repositorio.unifesp.br/items/51314f8a-cd49-4e22-b98f-3505c987f0e5

A literatura para crianças sob a ótica de Hernani Donato: um estudo de Novas aventuras de Pedro Malasartes (1949)

Autora: Elisangela Moraes Ferreira

Orientação: Prof. Dr. Fernando Rodrigues de Oliveira

Ano: 2021

Acesso: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60786

Ofélia e Narbal Fontes na história da literatura infantil brasileira: um estudo sobre O gigante de botas (1941)

Autora: Mariana de Cássia Medrano

Orientação: Prof. Dr. Fernando Rodrigues de Oliveira

Ano: 2021

Acesso: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61511

 

Um estudo sobre O caso da borboleta Atíria (1951), de Lucia Machado de Almeida

Autora: Carol Priscila Pereira de Jesus

Orientação: Prof. Dr. Fernando Rodrigues de Oliveira

Ano: 2021

Acesso: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61613

 


O conto “João e Maria” pelo viés do Programa Conta pra mim: um estudo comparativo

Autora: Nathália de Souza Barbosa

Orientação: Prof. Dr. Fernando Rodrigues de Oliveira

Ano: 2021

Acesso: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60372

 

 

Práticas de ensino da literatura no 1º ano do ensino fundamental: um estudo do material didático do Sistema ETAPA

Autora: Débora Honorato da Silva

Orientação: Prof. Dr. Fernando Rodrigues de Oliveira

Ano: 2021

Acesso: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60697

 

Vida e produção literária de Virgínia da Silva Lefèvre (1907-1987): um estudo introdutório

Autora: Amanda Topic Ebizero

Orientação: Prof. Dr. Fernando Rodrigues de Oliveira

Ano: 2021

Acesso: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60435

 

 

Alfabetização em turmas de 1º ano: levantamento de atividades a partir de cadernos escolares

Alícia Costa Santos

Orientação: Prof. Dr. Fernando Rodrigues de Oliveira

Ano: 2019

Acesso: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51851

 

Livros de leitura suplementar na história da alfabetização paulista

Mayara Ribeiro Ferreira

Orientação: Prof. Dr. Fernando Rodrigues de Oliveira

Ano: 2019

Acesso: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51526

 

 

Ensino de leitura e escrita em turmas de 5º ano do ensino fundamental: análise de cadernos escolares

Thaís Silva Matheus

Orientação: Prof. Dr. Fernando Rodrigues de Oliveira

Ano: 2019

Acesso: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51527

 

 

A criança pequena criadora: uma oficina de poesia

Luhê Gutierrez Silva

Orientação: Prof. Dr. Fernando Rodrigues de Oliveira

Ano: 2019

Acesso: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51847

bottom of page